NOTÍCIAS


03Jul Agronegócio é determinante para exportações brasileiras.

Agronegócio é determinante para exportações brasileiras.

O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira Ferraz, chamou de "determinante" a importância dos produtos agrícolas na pauta de exportações Brasil para alcançar o superávit na balança comercial. Sem o agronegócio teríamos um déficit de US$ 80 bilhões no ano passado. Isso tem acontecido sucessivamente há uma década. O mercado externo é determinante para a economia brasileira. O agronegócio, em especial, é determinante para a economia brasileira – afirmou.

Ferraz participou hoje no Pálácio do Itamaraty do lançamento do Brasil Export – Guia de Comércio Exterior e Investimento, junto com os ministros da Agricultura, Néri Geller; das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges Lemos.

Borges aproveitou o evento para rebater críticas sobre a predominância de produtos primários, como os agrícolas, na pauta de exportações brasileiras. O ministro chamou de "privilégio" ter uma pauta exportadora com base "pujante" na agricultura e na mineração em meio à crise. É um privilégio num momento de vacas magras do comércio mundial de produtos que vão ser consumidos. Nenhum chinês vai deixar de se alimentar – destacou.

Geller destacou o aumento de produção agrícola nos últimos anos sem crescimento de área plantada na mesma proporção. Ele afirmou que o Brasil precisa "crescer em termos de organização e, principalmente, mostrar ao mercado que nosso país está preparado". 

Fonte: Canal Rural