NOTÍCIAS


30Jul Nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e afeta produtores de arroz.

Nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e afeta produtores de arroz.

Uma nova frente fria começou a avançar pelo extremo sul do Rio Grande do Sul na manhã desta terça, dia 29. Houve pancadas de chuva na região de fronteira com o Uruguai, o que impossibilitou os produtores de arroz de realizar o preparo do solo para o plantio, que ocorrerá ao longo da primavera. A preocupação é grande, uma vez que essa ocorrência de chuvas intermitentes poderá levar a um atraso no plantio.

Segundo a Somar Meteorologia, o novo sistema vai avançar para as demais regiões gaúchas durante os próximos dias, provocando chuvas em grande parte do Estado.

– Além do arroz, esse excesso de umidade sobre as lavouras de trigo já vem provocando maior incidência de doenças – afirma o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.

A situação só não é pior, porque as baixas temperaturas estão suprimindo que os fungos se proliferem com maior rapidez.

No Paraná e em Santa Catarina, toda a semana será de tempo aberto e sem previsões de chuvas, possibilitando a realização dos trabalhos de colheita e permitindo o preparo do solo e demais atividades de campo. Essa mesma condição de tempo firme e sem previsão de chuva também será observada sobre todo o Sudeste e Centro-Oeste. Desse modo, a colheita do milho safrinha, algodãocafécana-de-açúcar e demais culturas poderá prosseguir sem transtornos, ao longo de toda essa semana.

O tempo deve ficar seco no Sudeste até meados do dia 20 de agosto. Com o afastamento da massa de ar polar para o Atlântico, as temperaturas começam a se elevar a partir dessa próxima quinta, dia 31.

FONTE: CANAL RURAL